Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 23 de julho de 2011

Rei Alberto. Você pode fazer, acredite!

Uma sobremesa bem típica do Rio Grande do Sul, o Rei Alberto se caracteriza pela composição de várias camadas com sabores bem marcantes. A mistura de gelatina, abacaxi, ameixas, ovos moles e merengue proporciona um lindo visual e um sabor extremamente peculiar. Não é muito fácil de fazer, mas se a gente utilizar alguns ingredientes comprados prontos , como os ovos moles ou baba de moça que podem ser encontrados até no supermercado, fica bem fácil (embora um pouco trabalhoso) de  fazer em casa. Mas para quem gosta da cozinha e adora ver um lindo resultado de seu empenho, é uma proposta bem tentadora e o resultado bastante compensador. É servir e esperar pelos elogios.

Rei Alberto

Ingredientes:
1 lata grande de abacaxi em calda
1 pacote de gelatina vermelha sem sabor
250 g  de ameixas pretas secas sem caroço cozidas em 1 xícara de água e 1/2 xícara de açúcar
200 g de ovos moles ou baba de moça
6 claras batidas em neve com 15 colheres de açúcar. (Se preferir, pode misturar  previamente as claras e o açúcar e levar ao fogo bem baixo, mexendo sempre até aquecer o suficiente para derreter o açúcar, cuidando para não cozinhar, e então bater na batedeira até que fique um merengue firme e espesso)

Modo de fazer:
Abra a lata de abacaxi e reserve o caldo. 
Pique os abacaxis em quadradinhos e reserve.
Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem e, em vez de acrescentar água fria, utilize a calda do abacaxi. Coloque na gelatina ainda líquida o abacaxi picado , duas colheres bem cheias da merengada e mexa delicadamente até ficar um creme rosado. Despeje em um pote de vidro transparente fundo.
Leve ao refrigerador e espere firmar. Melhor fazer esta camada no dia anterior.
Cozinhe as ameixas com a água e o açucar, até amolecer. Quando estiverem macias, passe-as, junto com a calda, rapidamente pelo liquidificador, cuidando para não ficarem liquidas ou muito pastosas.
Espalhe, cuidadosamente, uma camada do doce de ameixas sobre a gelatina já bem firme.
Sobre a camada de ameixas, coloque, com o mesmo cuidado, a camada de ovos moles.
Para finalizar, cubra com colheradas da merengada.
Leve ao refrigerador e sirva bem gelado.

2 comentários: