Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mini quiches de espinafre, uma ótima opção para o lanche




Uma excelente opção para entrada ou lanche leve é esta mini quiche super fácil e rápida de preparar. Os recheios podem ser variados. Estas da foto são de espinafre. Para fazer somente de queijo, basta substituir o espinafre da receita por queijo muzzarela ralado no ralo grosso, daqueles que se utilizam para fazer pizza. Frango desfiado, tomates secos, legumes, presunto ou qualquer outro ingrediente de sua preferência podem ser utilizados. Outra vantagem: Elas podem ser congeladas.

Mini Quiches de Espinafre

Ingredientes para a massa:
250 g de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada
01 ovo
01 colher de água
sal e pimenta a gosto
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar as forminhas

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes em uma vasilha, com as mãos, até que fique uma massa maleável. Enrole em um filme plástico e leve ao refrigerador por trinta minutos. Enquanto isto, pegue 15 forminhas de alumínio, tipo de empada, unte com manteiga e polvilhe com farinha. Pré aqueça o forno a 180º. Separe a massa em 15 partes iguais e molde-as nas forminhas, forrando o fundo e as laterais. Faça pequenos furos com um garfo. Leve-as ao forno por 08 minutos e retire.

Para o recheio:
Coloque e bata no liquidificador 1/2 copo de requeijão cremoso, 01 xícara de nata ( creme de leite pasteurizado), 02 ovos, sal e pimenta a gosto. Reserve. Prepare e pique um maço de espinafre refogando a seu gosto. Eu faço com cebolinha e um pouco de alho. Junte ao creme que já estava pronto e preencha as forminhas. Leve novamente ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que estejam sequinhas e assadas. Depois de prontas, passe levemente uma faca pelas laterais das forminhas que as quiches se soltarão facilmente.


sábado, 20 de agosto de 2011

Canellé Bistrot, muito charme com excelente comida na serra gaúcha.



Estive em Canela, RS, e jantei em um pequeno bistrot super charmoso, com atendimento e pratos impecáveis.  Nele, o chef Leonardo Salomoni comanda a cozinha, enquanto sua esposa, Mauí, garante um atendimento vip para cada cliente. Os pratos são todos deliciosos. Uma especialidade da casa,  e que lhe conferiu o nome,  é o canellé,  um bolinho típico da região francesa de Bordeaux. Durante o período em que trabalhou na França, Salamoni foi o responsável pelo preparo dos cannelés de um dos mais prestigiados restaurantes de Bordeaux, o luxuosíssimo Hostellerie de Plaisance, chefiado por Philippe Etchebest, meilleur ouvrier de France, em 2000, e com duas estrelas no Guia Michelin. Em 2008, Salamoni inaugurou o Cannelé Bistrot e, desde então, o bolinho se tornou uma das marcas registradas da casa. A produção do bolinho é pequena e artesanal. Uma dica é encomendar os cannelés ao fazer a reserva. Consegui com o Chef Leonardo, com exclusividade para o blog, a receita dos deliciosos canellés. Ainda não tentei fazer, mas achei bem razoável, considerando o quanto são deliciosos . Para quem quer deliciar-se pelo canellé do Chef Leonardo Salomoni e também com o cardápio do Bistrot, o telefone para reservas é o 54 32781499. O cardápio completo e mais detalhes sobre o local podem ser conferidos neste site:




Cannelé de Bordeaux, para 20 unidades

Ingredientes: 
500ml de leite integral
1 fava de baunilha
110 g de farinha de trigo
10g de sal
250g de açúcar
2 ovos
2 gemas
50g de manteiga
20ml de contreau
20ml de rum
           
Modo de Fazer: 
Ferva o leite com a fava de baunilha. Misture, separadamente, a farinha, o sal , o açúcar e os ovos até formar uma massa homogênea. Derreta a manteiga e depois misture todos os ingredientes à receita. Após, leve à geladeira para repousar 24h. Asse em forno pré aquecido a 210º, por 10 minutos. Depois, baixe o forno para 160º e asse por mais 40minutos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Biscoitinhos Bem Casados de Chocolate com Negrinho

Estes biscoitinhos recheados com negrinho fiz hoje a tarde, em menos de 40 minutos. Usei uma receita parecida com a de cookies e ficaram ótimos. Tenho passado muito tempo em casa, e consequentemente, na cozinha. Impressionante a felicidade que me proporciona poder me dedicar um pouco mais às "artes" culinárias. Com certeza, o estrago vai ser grande. Depois, eu e meus filhos vamos ter que correr "atrás da máquina" para voltarmos à forma!

Biscoitinhos Bem Casados de Chocolate com Negrinho

Ingredientes para os biscoitos:
01 xícara de margarina ou manteiga sem sal
3/4 de xícara de açúcar granulado
1/4 de xícara de açúcar mascavo
01 ovo
1/4 de xícara de chocolate em pó
01 colherinha de bicarbonato de sódio
1/2 colherinha de sal
02 xícaras de farinha de trigo (se ficar muito mole, pode acrescentar um pouco mais)

Modo de fazer:
Bata a manteiga ou margarina com os açúcares até ficar cremoso. Batendo sempre, acrescente o ovo. Quando estiver bem fofo, adicione todos os outros ingredientes e siga batendo. Vai ficar um creme não muito consistente, ideal para colocar em um saco de confeitar e colocar pequenas porções , lado a lado, na forma levemente untada com margarina. Eu coloquei pedacinhos de chocolate picado em alguns, depois de confeitados, já na forma. Leve ao forno pré aquecido 180º por uns 20 minutos, ou até que estejam sequinhos e assados.

Para o recheio de negrinho:
01 lata de leite condensado
01 colher de manteiga sem sal
02 colheres de chocolate me pó
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve a cozinhar, mexendo sempre, em fogo baixo, até que ferva e solte nas laterais. Espere esfriar e use a quantidade equivalente a uma colherinha para unir dois biscoitos. Se desejar, passe a parte lateral dos bem casados em confeitos coloridos, como os da foto.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Salada de Maçãs Verdes com Molho de Iogurte, para celebrar o calorzinho!

Finalmente , uma trégua do frio.  O dia hoje está tão lindo e quente em Porto Alegre, que deu até vontade de comer uma daquelas saladinhas gostosas e refrescantes que fazemos no verão. Escolhi esta receita de salada com maçãs verdes, nozes e passas com molho de iogurte porque além do visual atraente,é super gostosa. O molho é uma delícia e rapidíssimo de fazer.

Salada de Maçã Verde com Molho de Iogurte

Ingredientes para a salada:
02 maçãs verdes  com casca, cortadas ao meio e fatiadas
100 g de passas de uvas secas sem caroço
100 g de nozes cortadas em pedaços não muito pequenos (não são picadas, apenas quebradas)
01 maço de rúcula
01 maço de alface
01 maço de agrião

Ingredientes para o molho de iogurte:
01 pote de iogurte natural
suco de 01 limão
01 colher de orégano
03 colheres de óleo de oliva
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Lave e escorra os verdes. Corte as maçãs e as nozes. Monte em um prato, a seu gosto a salada. Eu coloco primeiro as folhas, depois as maçãs intercaladas com as passas e nozes. Após a montagem, despeje por cima o molho, que é preparado apenas misturando bem todos os ingredientes.


domingo, 14 de agosto de 2011

Creme de Laranja com Calda de Vinho, o doce preferido do meu pai.


Sempre achei que não devia haver um dia dos pais, ou das mães. Na verdade, acho que fica muito difícil distinguir um único dia para aquelas pessoas que são importantíssimas todos os dias. Penso mesmo é  que estas datas tem um apelo comercial enorme. Mas, já que elas existem, nada mais nos resta do que fazer delas um momento para pontuarmos o quanto estas pessoas nos são queridas, uma vez são silenciosamente insubstituíveis todos os dias e também  porque acabamos não demonstrando como poderíamos, ou deveríamos, todo  nosso afeto e gratidão  pelas pequenas coisas e alegria que agregam às nossas vidas.
Para homenagear o meu pai, escolhi uma receita muito simples que ele adora! Super fácil de fazer e bem saudável. Creme de laranja com calda de vinho.

Ingredientes para o creme de laranja::
01 xícara de água
01 xícara de leite
02 xícaras de suco de laranja
05 colheres de sopa de maizena
01 xícara de açúcar

Ingredientes para a calda de vinho:
01 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de açúcar
01 colher cheia de maizena

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes do creme de laranja no liquidificador. Em seguida leve ao fogo baixo, em uma panela, mexendo sempre, até engrossar. Leva mais ou menos 10 minutos. Despeje em uma forma molhada, espere esfriar e leve ao refrigerador, Desenforme depois que estiver bem firme. Para desenformar, mergulhe a forma rapidamente em água quente e em seguida vire em um prato. 
Para a calda de vinho, misturar todos os ingredientes e igualmente levar ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossarr um pouco. Espere esfriar e despeje por cima do creme de laranja. Importante lembrar que a calda de vinho deverá ser preparada somente quando o creme de laranja  já estiver firme e gelado. 
Esta receita pode ser montada também em um pote de vidro transparente, sem desenformar. Basta despejar o creme de laranja, esperar firmar e gelar e por cima colocar a calda de vinho. Ficará um lindo doce com duas camadas de cores distintas.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Bagels". Experimente esta receita simples e diferente!

Para quem não sabe, os "Bagels" são uma espécie de pãezinhos em forma de rosca de origem judaica. Um pouco diferentes do pão comum se distinguem pelo seu preparo. O segredo é que, antes de assados, são fervidos. No Brasil não é tão conhecido, mas nos Estados Unidos fazem parte do dia a dia dos americanos, que os compram até em barraquinhas nas ruas. Podem ser incrementados com recheios (abrindo-os depois de assados e recheando como um sanduíche) e também podem receber sementes de gergelim, papoula, orégano ou queijo ralado na cobertura. O preparo é fácil e o resultado, delicioso.

"Bagels"

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
1 pacote de 10 g de fermento químico seco para pão
300 ml de água morna
01 ovo 
03 colheres de açúcar
01 colher de sal

Modo de fazer:

Misture os ingredientes secos em uma tigela. Abra um furo no meio e agregue o ovo e a água morna. Misture e sove  bastante com as mãos (ou na amassadeira, se tiver). Vai ficar uma massa homogênea, tipo de pão. Deixe descansar, coberta por um pano, por no mínimo, 30 minutos. Passado este tempo, divida a massa em pequenas bolinhas. Faça, com o dedo, um furo no meio de cada um, para que fiquem com formato de rosca, como na foto que segue.


Coloque em uma panela média, duas xícaras de água para ferver. Quando estiver fervente, baixe o fogo. Posicione os bagels por 40 segundos de cada lado para cozinhar. Retire, coloque em uma forma sem untar. Pincele com gemas batidas e coloque o gergelim ou outra cobertura de sua preferência. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que cresçam e dourem. Esta receita rende aproximadamente 12 unidades.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Muffins de laranja, banana e chocolate. Um delicioso presente para alguém muito especial!


Para o dia dos pais que vem chegando, uma boa idéia é começar bem cedinho, levando um lindo café da manhã na cama, incluindo, de preferência, algo que você mesmo fez. Estes muffins de laranja, banana e gotas de chocolate são deliciosos, bonitos e bem fáceis de fazer. Seu pai vai adorar, e este vai ser um café da manhã inesquecível!

Muffins de  laranja e banana com gotas de chocolate

Ingredientes:
03 ovos
1 xícara e 1/4 de açúcar
1/2 xícara de manteiga sem sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de fermento em pó
02 bananas
50 g de gotinhas de chocolate ou 100 g de chocolate meio amargo picado
açúcar e canela para polvilhar

Modo de fazer:
Na batedeira, bata as gemas, a manteiga e o açúcar até ficar bem cremoso. Acrescente a farinha de trigo, o suco de laranja e o fermento. Misture bem. Por último, acrescente delicadamente as claras que deverão estar batidas em neve. Ainda misturando delicadamente, acrescente as gotas ou chocolate picado. Disponha a massa em formas de papel para  cupcakes  até a metade. Rende aproximadamente 24 unidades. Corte as bananas em rodelas e acrescente de 2 a 3 rodelas em cada muffin, introduzindo, em pé, dentro da massa em cada forminha. Polvilhe com açúcar e canela. Para que não fiquem muito abertos, o ideal é que assem dentro de forminhas de alumínio, tipo de empada. Leve ao forno 180º por aproximadamente 20 minutos ou até que , enfiando um palito, estejam secos.

domingo, 7 de agosto de 2011

Bolo no pote, uma linda sobremesa que qualquer pessoa pode fazer!

Há uns meses postei uma receita de porções individuais de bolo no copinho. Foi o maior sucesso no blog e na festa onde foi servido. Hoje apresento a versão do bolo em pote grande. Não é nada além de uma torta de morangos com chantilly montado em um recipiente de vidro com certa profundidade. Por ser montado em uma superfície maior, permite que possamos decorar com mais criatividade e cuidado e temos a garantia de que vai ficar lindo, o que nem sempre acontece quando montamos uma torta. Um lado as vezes fica mais alto, nem todo mundo tem habilidade para confeitar a cobertura e as vezes todo o esforço que tivemos não fica tão compensador visualmente, Ainda outra vantagem: Todos os ingredientes podem ser adquiridos prontos e você só precisa fazer a montagem.
Iniciei por decorar o prato, com riscos de chocolate derretido. Esperei secar e comecei a montagem que segue, com os seguintes ingredientes:

Ingredientes:
01 pão de ló assado em forma redonda e cortado em tres camadas
700 g de chantilly (nata doce batida)
01 pacote de suspiros industrializado (merenguinhos)
02 caixas grandes de morangos lavados, escorridos e cortados ao meio.
01 receita de brigadeiro antes do ponto de enrolar, para ficar mais mole.
01 latinha de guaraná

Montagem:
Coloque no fundo do prato um disco de pão de ló. Umedeça com guaraná. Espalhe uma camada de chantilly. Por cima, disponha uma camada de morangos cortados, cuidando para que fiquem uniformes nas laterais e fiquem com a aparência da foto. Largue por cima alguns suspiros. Repita a operação, ou seja, pão de ló umedecido com guaraná, chantilly , morangos e suspiros. Coloque o último disco de pão de ló, umedeça com guaraná, espalhe chantilly, morangos e suspiros. Por cima, para finalizar, despeje de forma displicente, o brigadeiro mole. Se quiser, decore com mais suspiros e chantilly. Sirva bem gelado.


sábado, 6 de agosto de 2011

As coisas simples da vida: Nem só de caviar vive o homem.



Recebi este video por e-mail, e adorei. Só serviu para corroborar o sentimento que tenho, há anos, em relação à necessidade que algumas pessoas tem de valorizar somente o que é caro, glamouroso, sofisticado ou difícil de conseguir. E acho que isto não se aplica unicamente às comidas, vinhos, carros, viagens ou restaurantes. Serve para tudo na vida. Tem gente que se diverte muito mais em um fim de semana na praia do que outros em um mês em Paris. Se perguntarmos para um dono de um fusca 79 bem conservadinho quais são suas melhores lembranças com seu carro, com certeza ouviremos inúmeras histórias transbordando de carinho. Agora, faz a mesma pergunta para o dono de uma Mercedes super incrementada. Ah, não tem. Até porque, não dá pra sair muito com ele, o medo de ser sequestrado ou roubado é grande. Ir a lugares diferentes, viagens de aventura ou com o carro lotado de amigos e família  também não são a "cara" de uma Mercedes flamante. Não que eu tenha qualquer tipo de aversão a carros  e restaurantes sofisticados ou a viagens maravilhosas para o exterior. Muito pelo contrário. Só penso que dá também para ser feliz , e as vezes até mais feliz, com pequenas viagens com os amigos, em um carrinho mais ou menos que nos leva onde precisamos e que não se ressente ao ser invadido por um bando de crianças cheias de areia e que espalham salgadinhos por todos os lados. O mesmo se aplica também às relações. Tem gente que cisma em se apaixonar pela pessoa que não lhe dá a mínima atenção. Que não enxerga e nem quer ver as suas qualidades ou o afeto que poderia receber. Em vez de olhar para o lado, para o cara quietinho que lhe ama e segue discretamente, quer aquele que se acha a última bolacha do pacote. Via de regra, acaba por não conseguir o objeto de seu desejo e perdendo o outro, que se cansa de ficar invisível. Tem também aqueles que querem, a qualquer preço, se relacionar com pessoas que consideram serem "in", da moda ou em evidência. Frequentam festas sem graça, se aborrecem com conversas insosas e nunca conseguem pertencer ao grupo. Tudo isto enquanto no boteco da esquina seus amigos bebem cerveja e se divertem a noite inteirinha. Para a minha alegria, consigo enxergar que dá para ser feliz com algumas coisas simples e  inúmeros afetos. E isto, não há dinheiro que compre. Tenho a sorte de poder sonhar as vezes com um feijãozinho bem temperado, e me presentear com ele quando chego em casa. Nem só de caviar vive o homem. Existe vida na simplicidade. Quem não ama também o simples, não deseja verdadeiramente ser feliz.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cookies divinos da "Tia Joana"

Definitivamente, este é um inverno que vai deixar, além do frio, alguns quilos a mais de lembrança. Hoje experimentei uma receita de cookies, fornecida por uma amiga de um grupo do Facebook de troca de receitas. Os cookies são bem fáceis  e rápidos de fazer. O resultado, impecável. Sabor suave e consistência crocante. Enquanto assam, perfumam a casa. Vale a pena experimentar esta receita que nossa amiga compartilhou com o grupo "Comer e comer... Delícias & Sabores"  e que agora, compartilho com vocês.

"Cookies da Tia Joana" (tia da Mara Lucia)

Ingredientes:
1 xícara de manteiga
2/3 de xícara de açúcar refinado
2/3 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 barra (180 g) de chocolate meio amargo picada

Modo de Fazer:
Deixe a manteiga em temperatura ambiente, até que esteja macia e leve a bater com os dois tipos de açúcar. Acrescente os dois ovos ligeiramente batidos e bata até ficar cremoso. Adicione os demais ingredientes até que fique um creme espesso. Junte, por último, o chocolate picado. Ligue o forno a 180º e deixe aquecer. Unte levemente uma assadeira e coloque, com uma colher de chá, porções da massa. Não muito juntas pois o cookie derrete e se espalha pela forma. Leve ao forno que já está aquecido. Quando as bordas estiverem douradas, está pronto. 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bolo de Chocolate Colorido, para crianças de todas as idades!

Frio e chuva. Esta combinação tem alguma coisa que nos leva diretamente para a cozinha, para quem gosta de cozinhar, ou para a mesa, para quem prefere só comer. Aulas recomeçando e as crianças chegando em casa famintas, loucas por um aconchego. Tem coisa melhor do que um banho quentinho e um bolo de chocolate para repor as energias? Este bolo eu fiz ontem, para as minhas "crianças". Eles adoram. Segue a receita, super fácil de fazer. O diferencial é a utilização de confeitos de chocolate na decoração. O colorido dá ainda mais vontade de provar esta delícia.

Bolo de Chocolate Colorido

Ingredientes:

4 ovos

1 xic e meia de açúcar

1 xic de nescau

2 xic de farinha de trigo

1 xic de leite

meia xic de óleo

1 colher des sopa cheia de fermento químico seco



Modo de fazer:



Bata as claras em neve. Acrescente as gemas (sempre batendo), 
o açúcar, o nescau , a farinha, o leite e o óleo.

Por último, acrescente o fermento, à mão.

Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno 200 graus por 30 minutos ou até que cresça e seque.

Desenforme e cubra com  a Cobertura de Negrinho:

meia lata de leite condensado

meia lata de leite (medida do leite condensado)

1 colher de mateiga sem sal

2 colheres cheias de nescau.

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.

Pode fazer no microondas na tecla brigadeiro.

Finalize aplicando confeitinhos de chocolate por cima.