Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A massa colorida e saudável de Gilberto Raskin.

Este prato foi feito pelo meu irmão, Gilberto Raskin, recentemente. Lindo e muito gostoso, é uma massa com legumes, frango e manjericão. O detalhe dos tomatinhos doces conferirarm ao prato, além de um sabor delicioso, uma aparência maravilhosa. A receita é simples, e não muito calórica, se formos comparar os outros pratos de massa. Segue a receita, que pode ser preparada  e servida em uma "paelleira".

Massa com Frango, Legumes e  Manjericão

02 pacotes de spaguetti fininho, (tamanho 5)
02 kg de peito de frango cortado em cubos
01 cebola grande picada
01 maço de brócolis
02 maços de aspargos frescos
02 cenouras cortadas em tirinhas finas
1/2 kg de tomatinhos cereja
100 g de azeitonas pretas sem caroço
01 maço de manjericão fresco

Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Lave em agua fria, utilizando um escorredor e reserve. Na paelleira,  esquente um pouco de azeite de oliva e frite a cebola. Acrescente o frango temperado com sal e pimenta. Quando dourar, junte os legumes picados (menos os tomatinhos) e deixe que cozinhem juntamente com o frango. Adicione sal, pimenta, ou se for de sua preferência, algum tempero pronto. Quando estiverem "al dente", junte a massa cozida e misture. Corte os tomatinhos ao meio e joque por cima. Coloque uma tampa e deixe aquecer. Os tomatinhos ficarão mais macios. Abra a panela, acrescente folhas de manjerição fresco e sirva.

domingo, 16 de outubro de 2011

Para uma amiga muito iluminada.


Algumas coisas são difíceis de compreender. A gente faz um plano, um projeto para a nossa vida, e vai, as vezes com algumas turbulências, tentando seguir o roteiro que traçou. Em alguns momentos fazemos uns ajustes na rota, porque coisas que independem de nossa vontade , ou a mudança da nossa vontade se atravessam em nosso caminho. Mas, via de regra, conseguimos ir tocando em frente, sem grandes sobressaltos ou mudanças radicais. Todo mundo está relativamente preparado para receber novidades na vida. Conhecer novos amigos, novos amores, tentar uma nova profissão, um novo hobbie, ideologia ou uma nova dieta. Sabemos que vamos ter que nos defrontar com algumas decepções, problemas financeiros, familiares, rompimentos, algumas limitações físicas. Mas a gente não está preparado para situações de risco e medo. Esta semana, ouvi uma frase interessantíssima: “Ninguém é ateu durante uma pane de avião”. E é bem assim. Tem vezes em que o chão parece se abrir sobre nossos pés. E neste momento, nenhum plano, nenhuma convicção nos faz abrir mão de ter fé em alguma coisa que nos tire deste sofrimento, nos perdoe e nos salve. Nunca ouvimos falar de alguém que em uma situação de morte iminente tenha se dedicado a pensar nas vinganças que não pode concretizar ou nos bens materiais que não conseguiu adquirir. Parece que o risco que estamos vivendo é uma punição, e somente se provarmos que somos pessoas do bem poderemos ser poupados deste castigo. A verdade é que todas as pessoas, do bem, ou nem tanto, são de uma fragilidade infinita. Somos muito pouco, e só nos tornamos maiores quando damos significado a nossa existência. Estas são palavras de uma querida amiga, que está passando por um destes momentos bem difíceis e desestabilizadores. Grosseiramente comparando, somos como máquinas que podem enguiçar, como pequenos insetos que podem ser surpreendidos por uma chinelada. O que nos torna diferentes deles é aquilo que pudemos construir durante a nossa existência. Os vínculos que construímos e o valor que nos conferimos, nos transformando em pessoas indispensáveis para aqueles que nos amam e necessitam. Já houve momentos em que me senti extremamente vulnerável, profundamente atemorizada e sem acreditar que aquelas coisas jamais desejadas estavam acontecendo comigo. Sempre temos uma crença de que algumas coisas só acontecem com os outros. Mas não, assim como o sol, algumas nuvens escuras também pairam sobre todos. O segredo é aproveitar o sol  da forma mais intensa possível, armazenar ao máximo sua energia, para que estejamos nutridos de luz nos momentos de pouca claridade. Estou convencida de que momentos difíceis não chegam apenas para quem fez por merecê-los. E mais convencida ainda de que quem esteve sempre conectado com a luz passa e supera mais facilmente as  difíceis "panes" individuais que a vida apresenta, sem privar os demais de sua beleza e sorriso radiante.  

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Para um Dia das Crianças Ainda Mais Feliz!

Quem não gosta de negrinho? No Rio Grande do Sul, é como chamamos o Brigadeiro. Preparei esta versão mais incrementada para o Dia da Criança, mas quem não tem tanta facilidade, ou mesmo as formas e material necessário, pode reproduzir a receita, substituindo o copinho de chocolate por um copinho de acrílico descartável. Fica igualmente bonito e deliciososo. Os copinhos são recheados com massa de negrinho (ou branquinho) menos consistente e cobertos com um negrinho enrolado e confeitado.
A receita do negrinho já postei anteriormente, mas aí vai novamente:

Negrinho (Brigadeiro)

01 lata de leite condensado
02 colheres de chocolate em pó
01 colher de manteiga ou margarina sem sal.

Misture os ingredientes e leve ao fogo brando, em uma panela pequena, mexendo sempre até que adquira consistência firme  (quando ferve) e  solte do fundo da panela. Para o recheio dos copinhos, retire do fogo quando começar a ferver. Para enrolar, espere até que fique mais firme. O branquinho tem a mesma receita e modo de preparo. Apenas suprima o chocolate em pó dos ingredientes. Enrole as bolinhas e cubra com os confeitos que desejar.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Marzipan , deliciosamente energizante!


A amêndoa é uma  oleaginosa rica em proteínas e gorduras boas que ajuda a  garantir energia e disposição. O Marzipan é uma pasta doce, deliciosa, a base de amêndoas e açúcar que pode ser utilizado das mais diversas maneiras. Há quem goste de consumi-lo puro, sem misturas ou moldagens. Por sua consistência maleável, pode ser utilizado para a cobertura de tortas (abre-se com um rolo e aplica-se sobre a torta), recheios, e também pode ser modelado, para fazer docinhos decorados (neste caso, mistura-se com corante alimentício) ou bombons. Os da foto foram moldados em uma forma própria para chocolates e desenformados. Em seguida, receberam uma camada de chocolate meio amargo derretido em uma de suas extremidades. A receita não poderia ser mais fácil. Vale conferir e experimentar!

Marzipan
Algumas gotas de essencia de amêndoas (meia colherinha de chá)
500 gramas de amêndoas descascadas e peladas
500 gramas de açúcar
3 claras
Modo de fazer:
Moer as amêndoas e misturar bem com a essência e o açúcar. Colocar em uma panelinha, acrescentar as claras de ovo e levar ao fogo em banho-maria, mexendo sem parar. Quando estiver uma massa firme e aparecer o fundo da panela, retirar do fogo e deixe esfriar. Enrolar em papel filme e levar ao refrigerador. 


 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Macarrão com queijo, para a alegria da criançada!

Com o dia das crianças se aproximando, nada mais justo do que dedicarmos algum espaço para as receitas que são as favoritas da criançada. O macarrão com queijo é quase uma unanimidade , e agrada tanto os pequenos quanto os grandes. É uma ótima opção para um jantar em família, pois além de gostosa, seu preparo é bem rápido e o que tem de calórica, tem de econômica. Os ingredientes são faceis de encontrar e não são caros! É aquele tipo de prato que normalmente pode ser feito de última hora pois os  ingredientes costumam habitar as nossas despensas e geladeiras , para os mais diversos usos.

Macarrão com Queijo

01 pacote de 500g de macarrão (pode ser no formato que voce desejar)
1/2 copo de creme de leite (pode ser o pasteurizado, conhecido como nata)
01 copo d requeijão cremoso
02 colheres de sopa de mostarda
01 cebola pequena picada
óleo para a água da massa e também para fritar as cebolas
sal e pimenta a gosto

Cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote. Cuidando para colocar um fio de óleo e sal na água do cozimento. Após cozido, retire da água, escorra e lave com água bem fria. Reserve.
Em uma panela média, frite as cebolas (previamente picadas) no óleo quente. Acrescente a nata, o creme de leite, a mostarda o sal e a pimenta. Despeje a massa já cozida na panela e misture bem, até que esteja toda envolvida no molho. Despeje em uma travessa, polvilhe com queijo ralado e sirva.