Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salame de Chocolate

Ahh o friozinho chegando. Que delícia para entrar na cozinha e fazer coisinhas que aquecem o corpo e o coração. Esta receita de salame de chocolate foi uma das primeiras que aprendi na vida. Ainda menina, fazia na casa de meus pais. Hoje existem outras opções de recheio, como massa de negrinho (ou brigadeiro) com os biscoitos moidos ou quebrados e ainda a opção de acrescentar na receita original, nozes e passas embebidas no rum. Eu ainda prefiro a receita que segue, pois tem um  gostinho de infância.

Salame de chocolate

Ingredientes
200 g  de bolacha Maria
100 g  de manteiga sem sal
100 g  de açúcar
50 g  de chocolate em pó
50 g de cacau em pó
1 ovo
papel  alumínio para enrolar

Modo de fazer
Quebre as bolachas em pedaços pequenos. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar, até que fique bem cremoso.   Acrescente o chocolate, o cacau e o ovo.  Bata até que fique um creme bem homogêneo. Misture, com uma colher, os biscoitos quebrados. Coloque em uma folha de papel alumínio, em uma distribuição que permita enrolar como salame. Enrole e leve a gelar no refrigerador, ou freezer. Quando estiver bem firme, desenrole o papel e corte em fatias finas.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sopa Creme de Tomates, para brindar a chegada do outono!

Com o calor indo embora, e alguns dias mais fresquinhos chegando, até dá vontade de variar o cardápio e fazer um creme quentinho. Esta sopa creme de tomates é uma delícia e tem uma linda apresentação. O preparo não é dos mais simples, mas nada que não se possa fazer em casa, se observarmos bem os passos da receita. Depois de pronto, sirva com torradinhas. Fica divino!

Sopa Creme de Tomates

2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas picadas
1 kg de tomate
1 dente de alho
2 colheres de sopa de maisena
sal e pimenta
1 colher de café de açúcar
1 gema
1 maço de salsa picada
4 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de requeijão cremoso

Modo de preparo
Aqueça a manteiga na panela e refogue as cebolas, sem deixar escurecer. Retire a pele e as sementes dos tomates, pique em pedacinhos e junte ao refogado de cebola, deixando cozinhar em fogo baixo até que comece a se desmanchar. Junte 1 litro de água, o dente de alho e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Dissolva a maisena em um pouco de água fria e junte à mistura; tempere com sal, pimenta e açúcar. Deixe engrossar um pouco, se achar necessário, passe a seguir numa peneira grossa; torne a levar ao fogo, deixando ferver em fogo baixo. Coloque a gema e a salsinha na sopeira, misture bem e junte o creme de leite, batendo um pouco. Despeje em seguida a sopa fervente sobre essa mistura, largue a colher de requeijão por cima e sirva imediatamente, decorado com folhinhas de manjericão. 



domingo, 8 de abril de 2012

Pasta de Ricota e Nozes, uma opção light para abrir os trabalhos

Esta pasta de ricota com nozes é uma verdadeira delícia.  É diferente e bem fácil de fazer, além de bonita, perfumada e de baixo teor calórico. Acompanhada de torradinhas ou endívias (uma opção mais light de acompanhamento) vai encantar seus convidados enquanto esperam o prato principal. 

Pasta de Ricota com Nozes

300 g de ricota passada pela peneira
1 pote (200 g) de iogurte desnatado
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de tempero verde picado
Sal e pimenta a gosto

Utilizando uma colher de sopa, vá amassando a ricota contra uma peneira. Vai ficar granulada. Misture o iogurte e os demais ingredientes. Tempere a gosto e sirva.